“Coma um pedaço de bolo, você está desapontando os anfitriões.”
Você já lidou com alguém que tentou te empurrar açúcar, em seus variados formatos? Se você mudou seus hábitos alimentares, certamente essa situação pode ser desconfortável, com ambas as partes se sentindo julgadas. Mas saiba que existe uma série de respostas que podem ser úteis para recusar a sobremesa educadamente, dependendo do contexto.

Como recusar a sobremesa educadamente
1) “Parece delicioso, mas já estou satisfeita. Estou aqui apenas pela companhia e pela conversa.” Esta é provavelmente a melhor resposta e a mais usada, pois elogiar e mudar o foco para a companhia humana, mantendo um tom positivo geralmente tem grande efeito.
2) “Tenho algumas sensibilidades, intolerâncias alimentares (ou alergias).” — geralmente mencionar alergias alimentares irá encerrar a conversa, mas esteja pronto para receber perguntas detalhadas sobre quais são suas sensibilidades alimentares específicas, pois algumas pessoas irão se esforçar para encontrar um “bolo fit” pra você.
3) “Faço dieta cetogênica.” Breve, mas direto ao ponto. Essa resposta funciona melhor se você está disposto e entrar em uma conversa sobre saúde metabólica e as razões pelas quais optou por se alimentar assim – esteja pronto para ensinar! Mas também pode levar seu amigo a tentar convencê-lo a fazer uma exceção.
4) “Estou em uma dieta prescrita por um médico no momento” — isso costuma funcionar bem pois atribuir a um fator externo à sua recusa (no caso, a autoridade do médico) costuma encerrar a conversa, ou também levar a questionamentos mais específicos sobre seu estado de saúde.
5) “Aqui está uma foto de como eu era.” — ok, poucas pessoas terão coragem de usar essa estratégia, mas pode servir para os mais corajosos que passaram por um processo de emagrecimento visível e pode fazer com que a pessoa desista de insistir que você coma a sobremesa.
Se nada disso funcionar, da próxima vez você pode fazer sua própria receita de doces low carb, como brownie ou sorvete e levar para a confraternização.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para situações sociais em que nem sempre é fácil manter a decisão de reduzir o consumo de açúcar em sua dieta. Se esse assunto é do seu interesse, no Podcurso low-carb: da teoria à prática temos um módulo inteiro em que abordamos o tema contexto social, com 10 episódios cheios de dicas para manter sua estratégia alimentar nas mais diversas situações.