Os chamados bolos “fit” têm se tornado populares como uma opção mais saudável em comparação aos bolos tradicionais, mas é importante desmistificar essa ideia. Primeiramente, porque a palavra fit não é regulamentada, por isso acaba sendo usada de forma inespecífica. Embora muitos desses bolos sejam preparados com ingredientes mais saudáveis, nem todos são realmente benéficos para a saúde. Alguns desses produtos contêm quantidades consideráveis de açúcar e carboidratos, sendo apenas versões disfarçadas de uma sobremesa.
Apesar de algumas receitas fazerem uso de ingredientes mais saudáveis com redução de açúcar e substituição das farinhas, eles nem sempre possuem uma densidade nutricional satisfatória. Muitas vezes, esses bolos são pobres em nutrientes essenciais, quando comparados a alimentos verdadeiramente saudáveis. Consumir esses bolos regularmente, mesmo que feitos com bons ingredientes e nas versões low carb, ainda pode travar o emagrecimento, ou até mesmo contribuir para o aumento de peso.
Se você optar por comprar uma versão industrializada, esteja atento ao rótulo e à lista de ingredientes: sem açúcar não é sinônimo de low carb! Embora o consumo eventual de bolos possa fazer parte de uma rotina alimentar saudável, é fundamental controlar as quantidades dessas guloseimas. O segredo está em optar por receitas verdadeiramente low carb e não depender exclusivamente dos bolos fit como opção nos lanches ou sobremesas – uma pequena quantidade de fruta após uma boa refeição pode cumprir este papel.
Sem glúten, sem lactose, sem açúcar. Seria low carb?
Para saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler esta avaliação de um rótulo de pão de mel zero açúcar que tem muito a nos ensinar.