Açúcar Demerara e Açúcar Mascavo: Qual é Melhor?

Quando buscamos alternativas ao açúcar refinado, é comum nos depararmos com opções como o açúcar demerara e o açúcar mascavo. Ambos são considerados menos processados e mais ricos em nutrientes do que o açúcar branco. No entanto, se o objetivo for reduzir a ingestão de carboidratos na dieta e minimizar o impacto glicêmico, será que substituir um pelo outro realmente traz grandes vantagens? Vamos comparar essas duas opções e analisar juntos.

Foto de John Cutting na Unsplash

Açúcar Demerara

O açúcar demerara é um tipo de açúcar marrom com grãos grandes e uma coloração mais clara que o mascavo. Ele é obtido a partir do suco da cana-de-açúcar e passa por um processo de refinamento mínimo, mantendo assim alguns nutrientes e minerais, como cálcio e ferro. No entanto, seu teor de carboidratos e calorias é similar ao do açúcar branco, não havendo uma diferença significativa nesse aspecto.

Açúcar Mascavo

O açúcar mascavo é também derivado da cana-de-açúcar, porém passa por um processo de menor refinamento, mantendo sua cor escura característica e uma maior quantidade de melaço. Isso confere ao açúcar mascavo um sabor mais intenso e uma composição nutricional um pouco mais rica em minerais, como magnésio e potássio. Contudo, assim como o açúcar demerara, o açúcar mascavo possui teor semelhante de carboidratos e calorias quando comparado ao açúcar branco.

Qual é mais saudável

Ao comparar o açúcar demerara, o açúcar mascavo e o açúcar branco, podemos concluir que não existe uma grande vantagem em substituir um pelo outro se o objetivo for reduzir a quantidade de carboidratos na dieta e controlar o impacto glicêmico. Embora o açúcar demerara e o açúcar mascavo possam conter alguns nutrientes adicionais, eles ainda são fontes concentradas de carboidratos.

Para reduzir a ingestão de açúcar e minimizar o impacto glicêmico, é mais indicado explorar alternativas como adoçantes de baixa caloria, como a estévia e o xilitol. Além disso, é sempre importante lembrar que a melhor estratégia é reduzir o consumo geral de açúcar e preferir alimentos naturais e não processados em nossa dieta.

Em suma, tanto o açúcar demerara quanto o açúcar mascavo podem ser opções sutilmente mais nutritivas em comparação ao açúcar branco, mas se o objetivo for reduzir carboidratos e impacto glicêmico, especialmente se você for diabético, é importante limitar o consumo de todos os tipos de açúcar.

INSCREVA-SE NA LISTA VIP

Receba inspirações e novidades na sua caixa de e-mail

Instagram