4 dicas para escolher uma geleia low carb de verdade

Entre os produtos que geram bastante confusão, as geleias diet, zero ou sem adição de açúcares ocupam o pódio. Embora muitas opções não contenham açúcar adicionado, ainda podem conter grande quantidade de carboidratos, como estas da foto. Esta postagem vai ajudá-lo a escolher uma geleia low carb de verdade.

Suco de maçã concentrado é uma forma comum de adicionar açúcar às geleias fazendo parecer que é mais saudável. Mas não se engane. Na hora de escolher uma geleia verdadeiramente low carb, leia os rótulos e siga estas dicas:

1. Tipo de fruta

Para que a geleia seja low carb, deve ser de uma fruta menos doce, que terá menos carboidratos. Exemplos: morango, mirtilo, amora, framboesa ou outras frutas vermelhas, além de goiaba, limão, maracujá. Evite as geleias de maçã, uva, laranja, manga, abacaxi e demais frutas doces. Como o processo de fabricação da geleia envolve a remoção da água das frutas, ocorre a concentração do açúcar da fruta no produto final. Por isso, quanto menos açúcar a fruta contiver, melhor.

2. Lista de ingredientes

Mesmo quando houver alegação de zero, diet ou sem adição de açúcares, confira se o adoçamento vem de suco concentrado de maçã ou de outra fruta doce. Como já vimos, será açúcar também – o que vale para açúcar de coco, de maçã, demerara, mascavo, e similares. Evite produtos com maltitol (um poliol com impacto glicêmico importante). Sorbitol e sucralose costumam fazer parte das composições de geleias low carb, sendo seguros mesmo para diabéticos.

3. Tabela nutricional

Uma geleia low carb típica deve ter menos de 1/3 da porção em carboidratos (como esta, que avaliamos aqui). Por exemplo, em 20g: até 6,6g de carboidratos. Isso assumindo que haverá algum poliol com baixo impacto glicêmico na composição, como o sorbitol. Os polióis são contabilizados como carboidratos, apesar de não serem digeridos da mesma forma.

4. Tamanho da porção

Quantas colheres de geleia você vai consumir? É muito importante levar isso em consideração, pois ainda que em uma porção típica contenha poucos carboidratos, se a quantidade ingerida for grande, poderá atrapalhar seu objetivo.

Para aprender mais sobre rótulos de alimentos e fazer as melhores escolhas, assine a newsletter Descobertas. Receba informações confiáveis, direto no seu e-mail.

INSCREVA-SE NA LISTA VIP

Receba inspirações e novidades na sua caixa de e-mail

Instagram