TDAH

Fui diagnosticada com transtorno de déficit de atenção aos 38 anos. Neste vídeo, compartilho como está sendo aprender a respeito desse assunto e o início do tratamento.

Este é meu primeiro vídeo no Youtube. Quem sabe eu me anime a gravar outros? Se gostou, se inscreva lá no canal www.youtube.com/sarifontana.

Neste segundo vídeo, respondo perguntas de vocês sobre o TDAH. Lembrando que tudo que comento aqui é com base nas minhas experiências e no que tenho aprendido desde o diagnóstico – não sou especialista no assunto. Neste vídeo: O que me levou a buscar o diagnóstico? Como foi a testagem? Quem faz o diagnóstico? Como o TDAH se manifesta em mim? Como está sendo o tratamento? Arteterapia. Perfeccionismo. Tive problemas de aprendizagem?

TDAH: perguntas e respostas.

11 respostas

  1. Sari, eu comecei terapia há um mês. Na primeira sessão a psicóloga falou sobre TDAH e eu fui categórica que não era o meu caso. A desconfiança dela veio justamente por causa da velocidade do meu pensamento. Mas para mim isso era normal e todo mundo era assim.

    O seu vídeo me fez talvez começar a aceitar o diagnóstico.
    Obrigada.

  2. Tive uma psicóloga que começou a fazer meu diagnóstico e antes do resultado tive q me mudar de cidade e estado. Isso faz 10 anos, já passei por todos os profissionais de onde moro e todos eles são daquele tipo q dizem a todos q “TDAH de adulto não existe, é só conspiração da indústria farmacêutica”. Realmente nem sei mais oq fazer, estou com 35 anos e não vejo perspectiva nenhuma de melhorar um dia.

  3. Sari, tô vivendo tudo isso.. inclusive tive uma crise de ansiedade muito tb por conta disso.. meu filho mais novo está no processo de validação e por conta disso tenho estudado muito a respeito e me identificado demais. E Me identifiquei com praticamente 100% do que vc falou.. tenho praticamente certeza que tb tenho (até pq é genético). Já estou em acompanhamento com psiquiatra por conta da crise, mas já falamos sobre isso, mas como ele me disse, uma coisa de cada vez (e eu querendo tudo junto 🙈). Obrigada por compartilhar! ❤️

  4. A psicóloga @fernandalandeiro, além de ter TDAH, dá muitas orientações sobre os mais diversos transtornos, incluindo TDAH. No caso dela, foi um professor que identificou o problema. (Palpite não solicitado, mas esse IG mudou minha visão sobre terapia.)

  5. Eu passei por vários altos e baixos até pensar que poderia ter TDHA. Já havia passado por psiquiatra e o diagnóstico sempre era depressão e ansiedade. A medicação não me ajudava. Foi durante uma aula de especialização na área de neurociências que uma professora me apontou as Altas Habilidades. Eu ri, falei que não tinha como ser superdotada. Ignorância minha de não saber o que de fato era essa condição. Não muito raro há o diagnóstico de TDHA para AHSD. Há uma linha tênue entre e poucos profissionais são capacitados para identificar AHSD. Eu ainda não fiz a avaliação, mas a chave que virou é que eu posso me aceitar sendo como eu sou. Sem tentar mudar meu funcionamento e encontrando mandeiras de identificar. Parei de brigar comigo mesma e a sensação é que mudou minha vida pra sempre. Fico feliz por você Sari! Compreender teu funcionamento vai te ajudar muito. Abraço

  6. Sari, pesquise sobre o Neurofeedback, em SP tem o Brain Healthy Institute. É um tipo de treino cerebral passivo que trata diretamente os desvios que o cérebro com TDAH tem em relação a um cérebro com padrões normais. Essa técnica tem 19 canais de sensores para treinar as áreas do cérebro. É muito usado nos EUA ainda com poucos locais no Brasil.

  7. Sari, minha psicóloga suspeitou de TDAH em mim. Pensamento extremamente acelerado, pensando em muitas coisas diferentes em um mínimo espaço de tempo. Em casa, começo a fazer um monte de coisa, e termino poucas. Perco as coisas dentro de casa e encontro muito tempo depois..quando encontro. Ja fui embora do trabalho, deixando a mochila na mesa. Tive o mesmo feedback de 3 chefes distintos: vc começa um monte de coisa e nao termina, e só retoma a atividade qdo o prazo vai estourar (o que me salva é o raciocínio rápido). Vivo abarrotada de papel, anotando as coisas p nao esquecer, e acabo perdendo os papéis. Fiz 3 grupos de WhatsApp comigo mesma, pra evitar menos papel e nao perder as informações. O cansaço absurdo mental é um terror. Meu psiquiatra me deu encaminhamento para eu solicitar um teste/laudo. Por hora, ele me receitou 10mg de “Rita”lina… vou te dizer.. É como se tivessem puxado um freio de mão, na minha mente q tava indo ladeira abaixo no trabalho. Consigo focar e terminar a atividade. Tem 1 semana que comecei a medicação, mas to passada. Em alguns momentos vem o ímpeto de iniciar uma outra atividade enquanto estou realizando a primeira, mas passa e eu termino. Impressionante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE NA LISTA VIP

Receba inspirações e novidades na sua caixa de e-mail

Instagram