Intestino e FODMAPs

Nos últimos anos, a dieta com baixo teor de FODMAP tem recebido muita atenção da pesquisa devido à sua capacidade de melhorar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII).

O que significa FODMAP

FODMAP é um acrônimo para oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis. Esse nome complicado descreve tipos de carboidratos de cadeia curta encontrados em muitas frutas, legumes, grãos, produtos lácteos e alguns alimentos processados.

Foto de Süheyl Burak na Unsplash

O que os FODMAPs têm em comum é que eles tendem a fermentar no intestino delgado, causando gases e distensão abdominal. Além disso, eles são mal absorvidos pela parede intestinal e causam acúmulo de líquido no espaço intestinal, o que pode levar a diarreia em pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Alimentos que contêm FODMAPs

Os FODMAPs incluem frutose e frutanos encontrados em muitas frutas, legumes e produtos de trigo; lactose, um açúcar encontrado no leite e em alguns produtos lácteos; galactooligossacarídeos (GOS) encontrados em feijões e lentilhas; e álcoois de açúcar (polióis) como os adoçantes sorbitol, xilitol e manitol. Alguns exemplos a seguir:

  • Frutas: maçãs, damascos, amoras, cerejas, figos, mangas, nectarinas, pêssegos, peras, ameixas e melancia.
  • Legumes: feijão branco, feijão preto, feijão vermelho, ervilhas e lentilhas.
  • Grãos: trigo e centeio.
  • Produtos lácteos: leite e iogurte.
  • Adoçantes poliois, como xilitol, sorbitol, maltitol e manitol.
  • Alimentos industrializados: preste atenção aos rótulos para identificar possíveis ingredientes contendo FODMAPs.

Tratamentos para Síndrome do Intestino Irritável

Nos últimos anos, a prática de seguir uma dieta com baixo teor de FODMAP – sob a orientação de um nutricionista – tem sido aceita e aplicada como terapia de primeira linha para SII. Os pacientes primeiro eliminam todos os FODMAPs de sua dieta e, em seguida, reintroduzem lentamente para ver quais eles podem tolerar.

No entanto, além de reconhecer restringir os FODMAPs como uma opção, a maioria dos especialistas ainda recomenda conselhos mais tradicionais para a SII: refeições pequenas, ingestão regular de alimentos e evitar café e gordura.

“Sem carboidratos, não há fermentação, o que significa que não há SII. É simples e funciona muito bem” – Dr. Ted Naiman.

No entanto, muitos debates sobre a dieta com baixo teor de FODMAPs argumentam que ela é muito rígida e difícil de determinar quais das mais de 200 fontes de carboidratos estão “dentro” ou “fora”.

Conclusão

Existe uma ampla evidência de que os carboidratos de cadeia curta chamados FODMAPs podem causar problemas em pessoas com SII, mas as complexidades das dietas de eliminação são desafiadoras. Uma dieta com baixo teor de carboidratos é uma forma mais simples de eliminar muitos dos FODMAPs comuns.

INSCREVA-SE NA LISTA VIP

Receba inspirações e novidades na sua caixa de e-mail

Instagram