A ansiedade é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e além dos seus impactos na saúde mental, ela pode também desencadear uma série de efeitos físicos, inclusive dificultando o processo de emagrecimento. O estresse crônico e a ansiedade podem estar relacionados ao ganho de peso, tornando a busca por uma vida saudável e o emagrecimento um desafio ainda maior. Portanto, se você sofre de ansiedade e quer fazer dieta para emagrecer, compreender e tratar as causas subjacentes da ansiedade é fundamental para que seja possível alcançar resultados positivos.
Estratégias para reduzir a ansiedade
Se a ansiedade faz parte regular da sua vida, é importante encontrar estratégias de tratamento para ajudá-lo a controlá-la. Se você não sabe por onde começar, discutir opções com um profissional de saúde mental que pode sugerir algo que você não havia pensado antes é sempre útil.
1 – Identifique e aprenda a lidar com seus gatilhos
Você pode identificar os gatilhos por conta própria ou com a ajuda de um terapeuta. Às vezes eles podem ser óbvios e, outras vezes, menos. Os gatilhos comuns da ansiedade incluem:
trabalho, relacionamentos e outros estresses da vida
abstinência de drogas ou certos medicamentos
efeitos colaterais de certos medicamentos
exacerbação de traumas passados
dor crônica
cafeína
tabagismo
Cada pessoa tem diferentes gatilhos, e identificá-los é um dos passos mais importantes para lidar e gerenciar crises de ansiedade.
2 – Experimente a terapia
Diferentes tipos de psicoterapia podem ajudá-lo a entender melhor seus sentimentos de ansiedade e desenvolver estratégias de enfrentamento. Se a questão financeira for uma barreira, procure instituições públicas que ofereçam o serviço gratuito, como algumas universidades.
Por exemplo, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ajuda as pessoas a aprenderem diferentes maneiras de pensar e reagir a situações que causam ansiedade. Pesquisas mostram que a TCC pode ser um método eficaz de tratamento de transtornos de ansiedade.
3 – Consulte seu médico sobre medicamentos
Se o seu profissional de saúde entender que você se beneficiaria de medicamentos, existem várias opções, dependendo dos seus sintomas. Não tenha medo de buscar ajuda, discuta suas preocupações com seu médico.
4 – Tente fazer meditação ou exercícios de respiração
Embora isso pareça muito difícil para quem sofre de ansiedade, a meditação, quando feita regularmente, pode ajudar a treinar seu cérebro a lidar com pensamentos ansiosos quando eles surgem. Se meditar parecer algo impossível, fazer exercícios de respiração profunda aos primeiros sintomas de ansiedade também ajudam a controlar as crises. Se ficar parado e concentrado for difícil, tente começar com ioga ou meditação caminhando. Existem vários aplicativos gratuitos de meditação guiada que podem ajudá-lo a começar.
5 – Mantenha um diário
Pode ser útil criar o hábito de escrever seus pensamentos e emoções em um diário regularmente. O processo de escrever pensamentos pode ser calmante para algumas pessoas. Além disso, manter um diário pode trazer benefícios a longo prazo. Estudos mostram que escrever regularmente sobre emoções pode ajudar a reduzir a ansiedade, depressão e sentimentos de angústia.
Ao embarcar em uma jornada de emagrecimento, é importante reconhecer que a ansiedade pode desempenhar um papel significativo em nossos objetivos de perda de peso. Não tratar adequadamente as causas da ansiedade pode levar a dificuldades e frustrações no processo de emagrecimento. Portanto, é fundamental abordar a ansiedade como parte integrante de um plano abrangente de saúde e bem-estar. Ao adotar estratégias de longo prazo para lidar com a ansiedade, como terapia, meditação, exercícios e cuidados com a alimentação, podemos não apenas melhorar nossa saúde mental, mas também aumentar nossas chances de alcançar o emagrecimento desejado. Portanto, trata-se de cuidar de nós mesmos de maneira a integrar a saúde física com a saúde mental para que seja possível emagrecer com saúde.