Newsletter #03 para a lista VIP.
Oi! Como vão as coisas por aí?
Aqui, sigo num ritmo movimentado de trabalho, ainda me adaptando enquanto construo uma nova rotina de atividades. Talvez você tenha acompanhado pelas redes sociais que passei algumas semanas em viagem, e tive a oportunidade de estar presente no evento Low Carb USA, em San Diego. Foi uma semana de palestras inspiradoras com especialistas das mais diversas áreas trazendo atualizações acerca deste tema. Naturalmente, voltei com muita vontade de dividir esses aprendizados com você.
Estava revendo minhas anotações, e percebi que muitas delas me trouxeram lembrança de um livro que gosto bastante. Hábitos Atômicos, do James Clear, já leu? É um dos melhores sobre o assunto que já li. Recomendo. Entre vários ensinamentos, ele ressalta que não é a meta que diferencia os vencedores dos perdedores. Isso não significa que metas sejam irrelevantes, elas importam porque nos direcionam. Mas de nada adianta termos uma meta se não nos movemos conscientemente em sua direção.
“Esqueça meta. Foque no processo. Quando você consegue melhorar o sistema, a meta é alcançada como consequência.” (J. Clear)
Pense nas Olimpíadas: todos os atletas têm o mesmo objetivo, ganhar uma medalha, mas apenas alguns conseguem tal feito. Qual é, então, a grande diferença entre eles? De acordo com o autor, o que os diferencia é o comprometimento com o processo. É o treinamento diário, a atenção aos detalhes, o progresso trazido em cada pequeno ajuste que faz de um atleta um grande campeão.
“O comprometimento com o processo determina seu progresso.” (J. Clear)
Imagino que você também tenha a saúde como uma de suas metas. Pensando nisso, como está o seu nível de comprometimento com o processo de construção desse “você do futuro”? Suas ações estão totalmente alinhadas com essa meta? Aqueles que alcançam resultados excelentes têm em comum o aprimoramento no processo. Se algo não está bem ajustado hoje, está difícil encaixar um exercício físico na rotina, ou a alimentação ficou bagunçada com as mudanças que ocorreram durante a pandemia, por exemplo, o foco deve ser rever esses aspectos.
Encerro este e-mail com esse pensamento dos campeões: se algo não está caminhando em direção ao que você espera, é sempre tempo de rever o processo e ajustá-lo! Não desista da sua meta. Não desista de você.
Um abraço,
Sari
2 respostas
Boa Noite.
Essa mensagem foi muito boa. Realmente nos preocupamos em ter metas, mas muitas vezes não criamos uma estratégia de trabalho eficiente para isso. No primeiro ano da pandemia eu consegui realmente me estabilizar e não engordar devido a mudança de rotinas. Porém esse ultimo ano dei tanta atenção ao trabalho que acabei deixando minha saúde de lado, ficando sedentária e infelizmente engordando. Coloquei uma meta de voltar a praticar exercícios e melhorar a alimentação, mas comecei no fim do ano mesmo, rsrsrs. Por causa destas pesquisas descobri seu trabalho, por meio do podcast Comida sem filtro e gostei bastante o jeito que vocês trazem a informação e o modo de se fazer entender é sem igual e está me ajudando a entender e pouco a pouco a voltar aos trilhos. Parabéns pelo trabalho e um Feliz 2022 para você!
Oi Lidia! Que bom que está gostando, fico muito feliz. Obrigada e feliz no novo!