Decifrando: Sorvete Proteico

Newsletter #02 para a lista VIP.

Interpretar os rótulos de alimentos para fazer boas escolhas nem sempre é fácil, e eu adoro contribuir pra que você aprenda a se defender sozinho nesse universo. Hoje quero mostrar um exemplo de produto que encontrei em viagem e pensei que seria um bom estudo de caso pra trazer aqui, para fins didáticos. Trata-se de um sorvete, alegadamente, proteico e low carb. Já vi produtos similares a este no Brasil e você?


Vamos aos pontos que me chamaram atenção:

👍 O segundo ingrediente, logo depois do leite, é proteína do leite, o que conhecemos como whey protein.

👍A presença de boas fontes de fibras sem impacto glicêmico: inulina* e polidextrose*. Elas atuam também como substituto da gordura e deixam uma cremosidade deliciosa.

👍 Não tem mesmo açúcar adicionado. Adoçado com sorbitol*, estévia* e allulose*(meu adoçante preferido da vida, infelizmente, ainda em tramitação para ser aprovado no Brasil).

👎 Contém carragena (controverso) e maltodextrina* como estabilizantes. O primeiro, costumo evitar, pois pode desencadear sintomas digestivos para quem tem sensibilidade. No entanto, é uma questão de quantidade, e perceba que ele está no final da lista de ingredientes, assim como a maltodextrina – amido de alto impacto glicêmico. Ao contrário de outros produtos sem açúcar, que levam maltodextrina como um de seus principais ingredientes, aqui ela aparece em pequeníssima quantidade.

*todos esses ingredientes fazem parte do guia de adoçantes, um material desenvolvido com muita pesquisa pra simplificar a vida de quem quer entender tudo sobre os principais adoçantes que existem.
 

CONCLUSÃO: é um bom sorvete industrializado, que pode fazer parte de uma dieta Low Carb. Ainda assim, deve ser considerado como uma guloseima, visto que contém uma quantidade considerável de energia – relação Proteína | Energia de 0,6 (o ideal, quando pensamos em uma alimentação com alto P:E, seria acima de 1). E, assim como tudo que é muito gostoso, corremos o risco de exagerar nas quantidades! Eu experimentei, achei uma delícia, mas não comprei mais, justamente por esse motivo. Difícil controlar.

………………………………………………………..

CHICABON PROTEICO

Falando me sorvete proteico, lembrei desta receita. Faça como está descrita aqui, que vai dar certo. A base é de ovos, e, por mais inacreditável que pareça, não fica com gosto de ovo, eu garanto.

Sem nenhuma modéstia, é o melhor sorvete proteico que você vai ver na vida. Sabor incrível e textura macia inacreditável. Fiz muitas vezes com diversas proporções de ingredientes até chegar nesta versão, espero que goste tanto quanto eu.

🌟Ingredientes básicos:

4 ovos inteiros; 2 gemas; 3 colheres de sopa de óleo de coco derretido OU manteiga sem sal derretida; 1 medida de um bom whey de chocolate; 1 colher de sopa de cacau em pó 100%; 3 gotas extrato baunilha; 2 colheres de sopa de xilitol OU eritritol  (ou conforme seu gosto, pode ajustar dependendo do whey que usar).

🌟Opcionais (a gosto): Pumpkin pie spice ou canela em pó, gengibre em pó.

🌟Preparo:

Bata tudo no liquidificador por 5 minutos. Coloque em forminhas de picolé. Leve ao freezer até congelar. Este da foto eu mergulhei em um pote de castanhas picadinhas! Você pode usar outras nozes se quiser, ou fazer sem isso, que fica ótimo também.

🌟Rende aproximadamente 9 unidades, depende do tamanho dos ovos e das forminhas que você usar.

Bom proveito!

Sari



………………………………………………………..

Se você precisa de um passo a passo para emagrecer e transformar a sua saúde, inscreva-se no Podcurso Low Carb: da Teoria à Prática. O curso em áudio é prático para ouvir como puder. Conte com o nosso apoio para facilitar sua caminhada! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE NA LISTA VIP

Receba inspirações e novidades na sua caixa de e-mail

Instagram