Como a low carb surgiu na minha vida?

Outra coisa que vocês me perguntam bastante é: Como a low carb surgiu na minha vida? Bem, tudo começou em 2013, quando eu estava expatriada na Inglaterra. Eu passei um ano trabalhando lá em uma das maiores fábricas de chocolate que existem! Pois é! Não bastava estar longe da minha família e amigos, sozinha naquela país cinza gelado, mas eu passava a maior parte do meu dia em contato com todos os melhores chocolates possíveis. Resultado: engordei mais de 10Kg em cerca de dois meses.

Um dia, uma amiga foi me visitar e eu lembro muito bem que o inverno estava acabando, havia esquentado um pouco. Era um raro dia de sol lá! E a gente ia fazer um passeio na cidade do Shakespeare. Em vez de usar calça de elástico com blusão por cima, eu resolvi pegar uma calça jeans que não havia usado durante o inverno. Lembro que era uma calça relativamente folgada, talvez tamanho 40, na época. Só que ela não passou no meu quadril. Emperrou! Resultado: precisei vestir uma calça de academia, porque esticava. Naquele dia, também percebi que os braços da minha jaqueta jeans estavam apertados.

Eu fiquei tão revoltada, mas com tanta raiva de mim mesma que nem sei descrever. Lembro que sentia vontade de chorar! Porque não era a primeira vez que perdia as minhas roupas, já tinha passado por aquilo tantas outras vezes… Na primeira vez que morei em Londres, lá em 2008, quando era estudante, isso também tinha acontecido. Era o fracasso se repetindo e a sensação de que não tinha aprendido nada com aquela experiência.

Naquele mesmo dia eu almocei uma salada e jurei pra mim mesma que iria mudar. Eu tinha acabado de completar 29 anos. Me matriculei na academia. Baixei um aplicativo de contar calorias. Comecei a fazer todas as aulas de alta intensidade, aquelas de ficar pulando, sabe? Cheguei até a fazer zumba três vezes por semana hahaha, pois é! É que o aplicativo que eu usava dizia que essas aulas queimavam umas 500 calorias, então eu poderia comer mais na janta.
Na mesma época, lá estava na moda a dieta Dukan. Lembro que saiu nos tablóides que a princesa Kate Midleton fez a dieta, e eu acho ela maravilhosa, queria ficar igual, então pensei: vou fazer também. Aí eu tentei começar, mas não deu muito certo. O lado bom é que aprendi, pela primeira vez, a fazer receitas low carb. Foi naquela época que comecei a cozinhar. E também passei a ingerir mais proteínas magras, menos energia. O meu erro eram as frutas, que comia demais. Abacaxi era meu ponto fraco, comia meio quilo com facilidade.

Mas emagreci aqueles 10Kg com bastante sofrimento em cerca de 3 meses. Mantive durante aquele ano, daquele jeito, contando calorias com low carb, low fat, low tudo, né… High fome! Aí, quando voltei pro Brasil em 2019 eu sabia que corria o risco de engordar tudo de novo, porque cada grande mudança na minha vida significava um risco. Procurei uma nutricionista que me propôs uma alimentação sem glúten. Foi então que eu olhei pela primeira vez os rótulos dos alimentos sem glúten e percebi que eram ricos em amido.

Um belo dia, conversando com uma amiga sobre dietas, ela me sugeriu um blog de um médico que escrevia sobre low carb. Era o Dr Souto, que me apresentou o livro Por Que Engordamos, do Taubes. Aquele livro foi um divisor de águas na minha vida. Assim que comecei a ler, me senti motivada a realizar as mudanças propostas na minha alimentação. Pela primeira vez, vi alguém dizendo que a culpa pelo constante ganho de peso não era minha, e aquilo foi maravilhoso. Com a retirada da culpa, me senti motivada a testar o que ele propunha, e uma chave virou.

Se você gostou de ouvir essa história ou tem alguma outra dúvida a respeito, escreva aqui nos comentários, que vou adorar responder.

6 respostas

  1. Lindinha, adoro ouvir vc. Eu só ouvia sua voz e agora eu a achei nem sei como nem onde aí certo. Espero não perdê-la mais. Parabéns pelo seu trabalho.

    1. Sugiro ler o livro pra entender os detalhes da argumentação. Mas, basicamente, eu era a pessoa que seguia certo o plano errado. Quando vi que havia uma luz no fim do túnel, algo que eu (experiente em dietas) ainda não havia testado, vibrei.

  2. Também li o “Porque engordamos…” e fiquei chocado com o tratamento político/interesseiro dado à questão alimentar por quem deveria nos proteger. Outras leituras acabaram por me mostrar o que todo mundo já sabe: em se tratando de indústria, alimentar ou não, o interesse no sobre lucro suplanta o cuidado com nossa saúde.

  3. Também estou sentindo esta raiva de mim neste exato momento,pois engordei. Estava com 65 kilos e agora 82😔isto td em 7meses. Minhas roupas estão apertadas e algumas n me entram mais. Preciso mt de uma mudança em minha vida. Onde compro este livro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE NA LISTA VIP

Receba inspirações e novidades na sua caixa de e-mail

Instagram