Como ler rótulos de alimentos sem ser enganado

Entenda o que é mais importante na hora de avaliar um rótulo de alimentos.

Ler rótulos pode ser complicado

Os consumidores estão mais conscientes da saúde do que nunca, mas as regulamentações sobre rotulagem de alimentos são complexas, tornando complexo para os consumidores compreendê-las. Este artigo traz dicas simples para ler os rótulos, ajudando você a fazer escolhas conscientes, de acordo com seu objetivo.

Não se Deixe Enganar pelas Alegações na Frente do Rótulo

Uma das melhores dicas pode ser ignorar completamente as alegações na frente da embalagem. Os rótulos frontais tentam atrair você para comprar produtos fazendo alegações de saúde. Na verdade, pesquisas mostram que adicionar alegações de saúde nos rótulos frontais faz as pessoas acreditarem que um produto é mais saudável do que o mesmo produto que não possui essas alegações, afetando assim as escolhas dos consumidores.

Alguns fabricantes podem ser desonestos na forma como usam esses rótulos. Eles tendem a usar alegações de saúde que são enganosas e, em alguns casos, completamente falsas.

Exemplos incluem muitos cereais matinais com alto teor de açúcar, feitos de grãos integrais. Outro exemplo são as geleiras “zero”, mas com alta quantidade de açúcar das frutas. Apesar do que o rótulo possa sugerir, esses produtos não são saudáveis. Isso dificulta para os consumidores escolherem boas opções sem uma inspeção minuciosa da lista de ingredientes.

Rótulos frontais são frequentemente usados para atrair as pessoas a comprar produtos. No entanto, muitos desses rótulos são extremamente enganosos.

Estude a Lista de Ingredientes

Os ingredientes do produto são listados por quantidade — do maior para o menor. Isso significa que o primeiro ingrediente é o que o fabricante utilizou em maior quantidade. Uma boa prática é examinar os três primeiros ingredientes, pois eles compõem a maior parte do que você está consumindo. Se os primeiros ingredientes incluírem grãos refinados, um tipo de açúcar ou amido, você pode presumir que o produto é pouco saudável, especialmente se estiver fazendo uma dieta low carb.

Os ingredientes são listados por quantidade, do maior para o menor. Procure por produtos cujos primeiros ingredientes não sejam fontes de açúcar e amido.

Cuidado com os Tamanhos das Porções

Os rótulos nutricionais informam quantas calorias e nutrientes existem em uma quantidade padrão do produto indicando uma porção sugerida. No entanto, essas porções são frequentemente muito menores do que o que as pessoas, consomem de uma vez.

Por exemplo, uma porção pode ser 30g de oleaginosas em um pacote muito maior, 100mL de iogurte em uma garrafa grande. Ao fazer isso, os consumidores podem se enganar pensando que o alimento possui menos calorias e menos açúcar. Muitas pessoas desconhecem esse esquema de tamanho de porção, assumindo que o recipiente inteiro é uma única porção, quando na verdade pode ser composto por duas, três ou mais porções.

Se você deseja conhecer o valor nutricional do que está consumindo, é necessário multiplicar a porção indicada na embalagem pelo número de porções consumidas. Para comparar alimentos que já contemplam a nova norma de rotulagem no Brasil, verifique sempre a informação nutricional para 100g ou 100mL do alimento.

Os tamanhos de porção listados nas embalagens podem levar ao engano. Frequentemente, as porções indicam uma quantidade muito menor do que a maioria das pessoas consome em uma única refeição.

Resumo

  1. Olhe a parte de trás: as informações mais relevantes estão geralmente na parte de trás da embalagem, como a lista de ingredientes, tabela nutricional e informações sobre alergênicos.
  2. Lista de ingredientes: verifique a lista de ingredientes e observe os primeiros itens, pois eles representam a maior parte do produto. Evite alimentos com ingredientes como açúcares e amidos.
  3. Tamanhos das porções: Preste atenção nas porções indicadas no rótulo. Muitas vezes, as porções são menores do que as quantidades que as pessoas costumam consumir, o que pode levar a uma subestimação das calorias e nutrientes reais.

Ler os rótulos dos alimentos requer atenção e conhecimento. Ao seguir essas dicas, você poderá fazer escolhas mais informadas e optar por alimentos verdadeiramente saudáveis.

Para aprender mais sobre rótulos, assine a newsletter Descobertas e receba informações confiáveis direto no seu e-mail. Clique aqui.

INSCREVA-SE NA LISTA VIP

Receba inspirações e novidades na sua caixa de e-mail

Instagram