A dieta cetogênica tem ganhado destaque como uma abordagem eficaz para perda de peso e melhoria da saúde. Mas o que exatamente é essa dieta e como ela pode beneficiar você?
A dieta cetogênica é um plano alimentar que se baseia na redução significativa do consumo de carboidratos e no aumento da ingestão de gorduras saudáveis. A ideia principal é fazer com que o corpo entre em um estado metabólico chamado cetose, no qual ele queima gordura como fonte de energia em vez de carboidratos. Isso ocorre, em geral, quando a ingestão de carboidratos fica abaixo de 30g por dia.
Origem da dieta cetogênica
Embora a dieta cetogênica seja mais conhecida como uma abordagem para perda de peso, é interessante reconhecer sua origem como uma terapia médica para a epilepsia. Ela foi desenvolvida, há mais de um século, como um tratamento para reduzir as convulsões, especialmente em crianças. A dieta cetogênica mostrou-se eficaz na redução das convulsões em pacientes com epilepsia refratária, ou seja, aqueles que não respondiam bem aos medicamentos convencionais. A restrição de carboidratos na dieta induz o estado de cetose no organismo, que tem efeitos benéficos no controle e dramática redução das crises epilépticas. Hoje em dia, a dieta cetogênica é amplamente estudada e utilizada tanto na área da nutrição quanto no campo da neurologia.
Embora o estado de cetose não seja necessário para haver emagrecimento, ele acaba frequentemente ocorrendo como efeito colateral dessa dieta, pois costuma haver uma redução natural da fome. Os benefícios da dieta cetogênica vão além da perda de peso. Ela tem sido associada a melhorias na saúde metabólica, redução dos níveis de açúcar no sangue, aumento dos níveis de energia e melhoria do foco mental. Além do controle da fome, a dieta cetogênica pode ajudar a controlar a reduzir os desejos por alimentos ricos em açúcar.
Exemplos de refeições
A seguir, veja alguns exemplos de refeições para cada período do dia que podem ser incorporadas em uma dieta cetogênica:
Café da manhã cetogênico
- Omelete de ovos com queijo, espinafre e abacate.
- Smoothie cetogênico feito com leite de coco, abacate, e adoçante sem impacto glicêmico.
- Iogurte grego sem açúcar nem amido, com nozes e sementes.
Almoço cetogênico
- Salada de frango grelhado com folhas verdes, tomate, pepino e azeite de oliva.
- Salmão assado com brócolis refogado na manteiga.
- Bife grelhado com legumes assados, como abobrinha e pimentão.
Jantar cetogênico
- Peito de frango recheado com queijo, acompanhado de couve-flor gratinada.
- Peixe grelhado com molho de manteiga e ervas, servido com aspargos cozidos.
- Carne de porco refogada com legumes em um molho à base de leite de coco.
Prós e contras da cetogênica
Se você busca transformar seu corpo e melhorar sua saúde, a dieta cetogênica pode ser uma opção a ser considerada. Lembre-se de que cada indivíduo é único e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra: assim como muitas pessoas relatam emagrecimento, melhora na clareza mental e disposição com a cetogênica, outras não conseguem se adaptar, pois ela é uma dieta very low carb mais restritiva. Contudo, é importante ressaltar que é uma intervenção segura e mais uma opção para quem deseja melhorar sua saúde através da alimentação.