Comida integral é melhor?

Com a crescente preocupação com a saúde, a alimentação tem sido alvo de muitas discussões e debates. Entre os diversos tipos de alimentos, os integrais têm sido apontados como mais saudáveis. Mas será que realmente são? Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens dos alimentos integrais e responder a pergunta que não quer calar: é melhor comer arroz integral ou normal?

Foto de Christopher Alvarenga na Unsplash

O que são alimentos integrais?

Alimentos integrais são aqueles que não passaram por processo de refinamento, ou seja, mantêm as suas partes originais. Por exemplo, o arroz integral é composto pelo grão inteiro, enquanto o arroz branco é descascado e polido, perdendo nutrientes e fibras durante o processo. Além do arroz, outros alimentos que podem ser integrais incluem pães, massas, cereais, farinhas e grãos.

Vantagens dos alimentos integrais

Uma das principais vantagens atribuídas dos alimentos integrais é o fato de conterem mais fibras. As fibras ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, o que pode ser útil para quem busca emagrecer ou está tentando comer menos.

Outra vantagem dos alimentos integrais é que eles são geralmente mais nutritivos. Como não passaram por processos de refinamento, mantêm mais vitaminas, minerais e outros nutrientes que são perdidos no processo de refinamento do arroz branco.

Desvantagens dos alimentos integrais

Apesar de terem algumas vantagens, os alimentos integrais também têm algumas desvantagens. Uma delas é que costumam ser fonte de grandes quantidades de carboidrato. Ainda que, de fato, contenham um pouco mais de fibras que os refinados, esses grãos provocam impacto glicêmico muito parecido ao dos grãos integrais. Apesar disso, eles podem ser mais caros do que os alimentos refinados.

Outra desvantagem é que os alimentos integrais podem ter um sabor e uma textura diferentes dos alimentos refinados, o que pode ser um obstáculo para algumas pessoas. Por exemplo, o pão integral costuma ter um sabor mais forte e uma textura mais densa do que o pão branco.

Neste artigo, você vai aprender com exemplos que nem tudo que é integral é melhor.

É melhor comer arroz integral ou normal?

Quando se trata de arroz, muitas pessoas se perguntam se é melhor comer arroz integral ou normal. A resposta depende do que você está procurando. Em termos de valor nutricional, o arroz integral, na prática, as diferenças não são muito significativas. Apesar de ser é mais rico em fibras, vitaminas e minerais do que o arroz branco, como comentamos anteriormente, ambos fornecem grandes quantidades de carboidrato.

A escolha entre arroz integral e arroz branco depende, portanto, do que é mais importante para você. Se você não está preocupado com emagrecimento, nem controla a ingestão de carboidratos, pode escolher o que preferir de acordo com seu paladar. Já se você faz uma dieta low carb, o ideal é substituir todos os tipos de arroz por alternativas de baixo carboidrato, como arroz de couve-flor – aliás, existem várias receitas gostosas e low carb feitas com este vegetal de baixo amido, já tentou fazer couve-flor gratinada?

Neste artigo conto como foi a retirada dos grãos na minha dieta.

INSCREVA-SE NA LISTA VIP

Receba inspirações e novidades na sua caixa de e-mail

Instagram