Pesquisar
Close this search box.

5 Aprendizados em 30 dias

Newsletter #04 para a lista VIP.

Hoje quero falar de um assunto que envolve os bastidores desse meu “novo” trabalho. Na verdade, o que aparece no Instagram é a pontinha de um grande iceberg, pelo menos aqui no meu caso. Já contei no site que recentemente deixei de trabalhar na indústria de alimentos, algo que fiz por cerca de quinze anos. Agora, estou me dedicando com mais tempo à produção de conteúdo e aos meus cursos online, e foi por isso que abri este canal de comunicação por e-mail, assim você pode conhecer outras facetas de quem vos fala (no caso, escreve). E essa transição de carreira vem acompanhada de muitas emoções – que bom!

Fazia tempo que sentia vontade de viabilizar uma forma prática de ajudar as pessoas que já sabem um pouco sobre low carb, mas encontram dificuldades na execução e manutenção. Muitos já aprenderam os conceitos, mas nos procuram para suporte ao longo do caminho. Foi assim que, ao conversar com Dr Souto e Dr Rodrigo Bomeny, nasceu o Desafio Retomada. Um projeto online que teve a duração de 14 dias. O encerramento ocorreu no último domingo, e, desde então, parei pra refletir sobre o que aconteceu. Em apenas um mês colocamos no ar algo inédito, sem muitas expectativas, além de facilitar a vida das pessoas. No meio do caminho, enfrentamos desafios operacionais, problemas de saúde, incertezas e assumimos alguns riscos. Resulta que eu acabei aprendendo mais com essa experiência do que sequer poderia imaginar. Quero compartilhar com você algumas lições pessoais, ainda que pareçam clichê, pois fizeram sentido pra mim nesse contexto – talvez possam ajudar alguém.
 


Nota: alguns servidores de e-mail nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas. Algo que ajuda a evitar isso é cadastrar o meu remetente nos seus contatos.
 


1) Onde há dor, há oportunidade: a velha máxima do marketing se confirma. Desde que comecei a postar minhas descobertas no Instagram, vi que não estava sozinha. Lá em 2016, não existia um canal para me ajudar a encontrar alimentos e restaurantes na cidade que atendessem as minhas necessidades. Resolvi postar para resolver um problema meu ao formar uma espécie de catálogo online, estava resolvendo uma dor minha. Eis que muitas pessoas também se interessaram, e uma comunidade foi se formando, à medida que eu aprendia a mexer com a ferramenta e me motivava a compartilhar cada vez mais. Apenas quatro anos depois eu lancei meu primeiro produto digital – todo o início da caminhada foi feito sem remuneração alguma. Da mesma forma, o Retomada surgiu quando vimos oportunidade em resolver um problema das pessoas, com um produto acessível. O resultado, totalmente orgânico, sem investimento em anúncios e com apenas uma semana de divulgação nas nossas redes, foi um sucesso que jamais imaginávamos! Aprendizado: se quiser empreender on-line ou off-line, fique atento às suas próprias dores e às daqueles que o cercam. Somos todos humanos, similares em algum grau, e a oportunidade pode estar bem perto de você.

2) Dinheiro não é o fim, é consequência: não há nada de errado em ganhar dinheiro, pelo contrário, é necessário trabalharmos de forma remunerada, pois é assim que o mundo funciona. No entanto, o que nos levou a agir foi o sentimento de que tínhamos algo para oferecer que ia ao encontro da necessidade de muita gente. Parece haver algo na intenção genuína que, quando comunicada com sinceridade, reverbera no mundo de forma positiva. Não sei exatamente como isso ocorre, há quem explique através de energia ou lei do retorno… O fato é que o público percebe quando há um propósito legítimo, confia e deposita sua esperança ao pegar o cartão para fazer uma compra. Aprendizado: sejamos fiéis aos nossos valores ao trabalhar, e o resultado financeiro também virá.

3) Trabalhar com o que se ama não é fácil como parece (mas vale a pena): a maior mentira já contada é a famosa “trabalhe com o que ama, e não precisará trabalhar uma hora por dia”. Não existe retorno sem dedicação, esforço e comprometimento. Arregaçar as mangas e lançar um produto digital requer habilidades extracurriculares, para a maioria de nós. Para podermos ensinar o que sabemos através desse canal, precisamos aprender um tanto sobre marketing, design, programação, gerenciamento de projetos, planejamento, gestão de tempo e pessoas, entre outros. Vale a pena? Com certeza. Mas envolve muito suor e lágrimas nos bastidores. Aprendizado: não romantizemos nenhum trabalho. Seja qual for, sempre virá acompanhado de alguma parcela menos interessante. A conta fecha quando estamos dispostos a pagar o preço de fazer o que gostamos menos para viabilizar a parte que gostamos mais.

4) Sonho que se sonha junto é realidade: sim, lidar com as diferenças também faz parte da vida e nem sempre podemos escolher nossos parceiros. Mas ninguém pode negar que caminhar com pessoas naturalmente alinhadas no mesmo objetivo faz uma diferença absurda na realização de qualquer plano. E acredito que isso só é possível quando expomos nossos valores. É isso que nos permite atrair, identificar e escolher as pessoas certas ao nosso lado. Aprendizado: não tenhamos receio de compartilhar nossos sonhos e expectativas. Essa pode ser a chave que vai abrir as portas no nosso caminho.

5) Não precisa ser perfeito, precisa ser feito: Já sabemos que nunca agradaremos a todos. Contudo, é possível almejarmos a excelência, que envolve fazermos o melhor que estiver ao nosso alcance. E o caminho para atingir a excelência só ocorre ao tentarmos. 97% dos participantes do Retomada consideraram o produto ótimo ou excelente! Sempre haverá alguém com expectativas diferentes, também aqueles que vão reclamar de qualquer forma. Isso faz parte. Aprendizado: não deixemos de tentar por medo de errar. Quem está acertando mais está também arriscando errar mais. Arrisquemos fazer nosso melhor e sigamos com a consciência tranquila.

Talvez essa reflexão inspire você quando se aventurar no desconhecido. Se algo aqui fez sentido, fique à vontade pra responder o e-mail e contar, vou adorar essa troca. Obrigada por ter lido até aqui. Obrigada compartilhar comigo esta jornada.

Até a próxima!

Um abraço,

Sari


O Retomada encerrou, mas temos planos de formar uma nova turma no início do ano que vem. Enquanto isso, se você precisa de um passo a passo para emagrecer e transformar a sua saúde, inscreva-se no Podcurso Low Carb: da Teoria à Prática. Um curso em áudio é prático para ouvir como puder. Conte com o nosso apoio para facilitar sua caminhada! Mais informações em drsouto.com.br/podcurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE NA LISTA VIP

Receba inspirações e novidades na sua caixa de e-mail

Instagram