4 Maneiras de identificar o açúcar nos alimentos

Consumir uma grande quantidade de açúcar adicionado é prejudicial à saúde, seja ele adicionado ou de ocorrência natural. Ele está associado a doenças como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Além disso, pesquisas mostram que muitas pessoas consomem açúcar adicionado em excesso. O americano médio pode estar consumindo cerca de 15 colheres de chá (60 gramas) de açúcar adicionado por dia. Já no Brasil, esse consumo diário chega a 80 gramas, o que coloca o país em quarto lugar no consumo mundial de açúcar.

No entanto, a maioria das pessoas não está colocando muito açúcar em seus alimentos. Uma grande parte da ingestão diária de açúcar está escondida em diversos alimentos embalados e processados, muitos dos quais são comercializados como saudáveis.

Neste artigo veremos 4 maneiras pelas quais o conteúdo de açúcar pode estar escondido nos alimentos.

Foto de Myriam Zilles na Unsplash

1. Encontrar o açúcar com um nome diferente

Açúcar é o nome geral dado aos carboidratos de cadeia curta (mono e dissacarídeos) que conferem um sabor doce aos alimentos. No entanto, o açúcar possui muitas formas e nomes diferentes. Você pode reconhecer alguns desses nomes, como glicose, frutose e sacarose. Outros são menos óbvios.

Como as empresas de alimentos frequentemente usam açúcares com nomes incomuns, esse ingrediente pode ser difícil de identificar nos rótulos. Para evitar consumir açúcar em excesso sem perceber, fique atento a todos os tipos de açúcares adicionados nos rótulos dos alimentos. Veja seus nomes aqui.

2. Xaropes

O açúcar também é adicionado aos alimentos na forma de xaropes. Os xaropes são geralmente líquidos espessos feitos a partir de grandes quantidades de açúcar dissolvido em água.

Eles são encontrados em uma grande variedade de alimentos, mas principalmente em bebidas geladas ou outros líquidos.

Alguns xaropes comuns a serem observados nos rótulos dos alimentos incluem:

  • Xarope de milho
  • Xarope de frutose
  • Xarope de malte
  • Xarope de arroz
  • Xarope de cana
  • Xarope de agave
  • Xarope de glicose
  • Xarope de melado
  • Xarope de melaço

Fique atento a esses ingredientes, pois indicam a presença de açúcar adicionado nos alimentos.

3. O açúcar pode estar onde você menos espera

É senso comum que um pedaço de bolo ou uma barra de chocolate provavelmente contêm bastante açúcar. No entanto, existe adição de açúcar em alimentos que nem sempre são considerados doces. Exemplos incluem cereais matinais, molho de espaguete e iogurte.

Alguns potes de iogurtes podem conter até 6 colheres de chá (29 gramas) de açúcar. Até mesmo barras de cereal integral, que podem parecer uma opção saudável, chegam a conter até 4 colheres de chá (16 gramas) de açúcar.

Como muitas pessoas não percebem que esses alimentos têm açúcar adicionado, elas desconhecem a quantidade que estão consumindo.

Se você está comprando alimentos embalados ou processados, certifique-se de ler o rótulo e verificar o teor de açúcar na tabela nutricional – mesmo que você pense que o alimento é saudável.

4. Uso de açúcares “saudáveis” em vez de sacarose

Existem produtos aparentemente inofensivos que tiveram o açúcar substituído por um adoçante alternativo considerado saudável. Esses adoçantes não refinados geralmente são feitos da seiva, frutas, flores ou sementes de plantas. O néctar de agave é um exemplo.

Produtos com esses adoçantes frequentemente apresentam rótulos como “não contém açúcar refinado” ou “livre de açúcar refinado”. Isso significa simplesmente que eles não contêm açúcar branco.

Esses açúcares podem parecer mais saudáveis, já que alguns podem ter um índice glicêmico (IG) ligeiramente menor que o açúcar comum e fornecer alguns nutrientes. No entanto, a quantidade de nutrientes fornecidos por esses açúcares geralmente é muito baixa. Além disso, açúcar não refinado ainda é açúcar.

Atualmente, não há evidências que sugiram que seja benéfico substituir uma forma de açúcar por outra, especialmente se você ainda estiver consumindo muito açúcar em geral. Esse mito está baseado na falácia naturalista. Adoçantes ​​naturais comuns que contêm alto teor de açúcar incluem: mel, açúcar de cana, açúcar de coco, açúcar de maçã, agave, demerara ou mascavo.

Se você encontrar esses adoçantes em um rótulo de alimentos, lembre-se de que eles ainda são açúcares e devem ser contabilizados como tal.

INSCREVA-SE NA LISTA VIP

Receba inspirações e novidades na sua caixa de e-mail

Instagram